Home » BIM e facility management » Registro de manutenção: o que é e o que contém

Registro de manutenção: o que é e o que contém

O registro de manutenção de máquinas lista os trabalhos de manutenção realizados em um ativo. Descubra quais informações ele deve conter

Todas as empresas, independentemente do setor de competência, procuram garantir, segundo diversos métodos e estratégias, a manutenção constante e eficiente de todos os diversos recursos.

Uma ótima forma de aprimorar as atividades de manutenção sem perder de vista as reais necessidades dos equipamentos é certamente através de um registro de manutenção de máquinas.

É muito fácil gerá-los diretamente através de um software de gestão de manutenção, com os quais criar arquivos específicos para cada ativo e gerenciar toda a documentação.

Mas você sabe o que é um registro de manutenção? Você sabe em que consiste? Descubra conosco neste artigo!

O que é um registro de manutenção?

Um registro de manutenção é um documento que recolhe todas as intervenções de manutenção que foram executados em um ativo durante sua vida útil.

Manter as atividades de manutenção documentadas ajuda toda a organização a estar sempre atualizada sobre o status dos ativos.

Gerenciar e organizar intervenções manutenção preventiva através de um registro de manutenção permite às empresas garantir que todas as máquinas sejam inspecionadas em intervalos regulares e funcionem sem problemas, evitando o risco de quebras repentinas.

Tipos de registros de manutenção

Com base nas necessidades operacionais de uma empresa, um gerente de instalação pode escolher diferentes tipos de registros de manutenção:

  1. registros de cronograma de manutenção: fornecem uma visão geral de todos os projetos em que uma empresa está trabalhando em um determinado momento, na verdade, acompanha todos os trabalhos em andamento, definindo constantemente o tempo previsto para conclusão.
  2. Registros do projeto: assim como os registros do programa de manutenção, eles documentam projetos em andamento dentro de uma organização, mas também podem incluir projetos de outros departamentos e projetos que já foram concluídos.
  3. Registros de manutenção de máquinas: recolhem toda a informação útil para as atividades de manutenção e são utilizados para planejar a manutenção das máquinas. Eles são muito úteis porque orientam os técnicos a realizarem operações de manutenção nas máquinas em intervalos específicos.

Afinal, o que contém nesse tipo de registro?

Um registo de manutenção contém diferentes informações em relação ao bem a que se refere, mas geralmente configura-se como um documento que pode ser dividido em duas secções distintas:

  1. a primeira seção identifica as informações gerais usadas para identificar o ativo, como:
    • número de série;
    • modelo;
    • produtor;
    • posição;
    • técnico de manutenção responsável;
    • data da compra;
    • preço de compra;
    • etc.
  2. A segunda seção contém uma lista de ações de manutenção realizadas no ativo, como:
    • data da manutenção;
    • descrição da intervenção realizada;
    • técnico que realizou a operação.
A imagem ilustra um exemplo de template do registro de manutenção

Template do registro de manutenção

Benefícios dos registros de manutenção de equipamentos

Os registros de manutenção de equipamentos permitem que você monitore continuamente a condição de seu equipamento, permitindo que sua empresa obtenha vários benefícios:

  • economia nos custos de reparo: programar e documentar as atividades de manutenção permite que os ativos permaneçam em condições operacionais, reduzindo os custos de reparos ou substituições repentinas.
  • Aumento do valor do equipamento: os registros de manutenção garantem a correta execução dos programas de manutenção e, portanto, a qualidade do próprio recurso. Equipamentos com manutenção bem documentada aumentam seu valor em relação a outros equipamentos usados que não possuem registros de manutenção.
  • Maior segurança: a inspeção constante dos equipamentos e o acompanhamento das intervenções efetuadas permitem identificar problemas com maior frequência, evitando-se assim maiores danos e aumentando a segurança do local de trabalho e dos operadores.
  • Melhor divisão de responsabilidades: os equipamentos serão confiados a técnicos de manutenção, que deverão zelar por eles e serão responsáveis pelo seu correto funcionamento;
  • Desenvolvimento de programas de manutenção específicos: cada equipamento possui um registo de manutenção e por isso terá um programa de manutenção desenvolvido ad hoc de acordo com a cronologia das intervenções realizadas e a realizar.

Por que usar um CMMS para registrar trabalhos de manutenção

Preencher manualmente os registros de manutenção pode ser muito tedioso e criar planilhas difíceis de organizar e gerenciar. Embora esta operação seja de fundamental importância para ajudar as organizações a otimizar seu desempenho.

Para resolver esse problema é certamente útil utilizar um software CMMS que elimine processos manuais, permitindo-lhe trabalhar com dados interconectados e atualizar automaticamente o registro de manutenção após o encerramento de uma ordem de serviço.

Nosso conselho é começar a usar imediatamente um software de gestão de manutenção que lhe permite, em poucos passos simples, criar registros e fichas de manutenção e acessar mediante simples códigos QR.

 

usbim-maint
usbim-maint